Marazul Logo
Voltar para o blog

ATIVIDADE FÍSICA E SEUS BENEFÍCIOS PARA SAÚDE FÍSICA E MENTAL NA MELHOR IDADE.

Equipe MedSênior
21/05/2025
5 min de leitura
Idoso com animal de estimação

Há diversos estudos comprovados que existe uma relação entre atividade física e saúde mental. Praticar exercícios regularmente beneficia não somente o corpo, mas também a mente. A saúde mental não se refere apenas a não existência de transtornos ou doenças mentais, mas também a capacidade de lidar com emoções e sentimentos.

Existem inúmeros benefícios praticar atividades físicas principalmente na melhor idade, alguns deles são:

Fortalece a memória

Estudos comprovam que idosos que praticam atividade física pelo menos três vezes por semana melhoram a velocidade e a coordenação motora, atenção e a memória. A atividade física faz com que a capacidade aeróbica aumente suas funções cognitivas colaborando com sistema cardiovascular e a circulação no cérebro, fazendo com que a pessoa fique com a memória mais ativa e seus reflexos mais apurados. Um estudo apresentado em 2019 pela American Psychological Association encontrou menos marcas associadas à doença em cérebros de pessoas idosas que faziam exercícios físicos. A proteína beta-amiloide, que fica na membrana gordurosa que envolve as células nervosas, costuma formar placas ao redor dos neurônios de pacientes com Alzheimer. Assim, a pesquisa sugeriu que a atividade física ter um impacto na formação dessas placas, fazendo com que retardada o Alzheimer.

Contribui no controle emocional

Os esportes contribuem a saúde física e mental pois está ligada a superação por conta de testes e desafios, os praticantes avançam a cada meta alcançada. Aqueles que praticam esportes conseguem estabelecer uma rotina, com dedicação e disciplina. Fazendo com que aprendam a lidar com frustações, superações, derrotas e até mesmo vitória. Sentimentos que fazem parte de nossas vidas em determinados momentos.

Ter um animal de estimação também auxilia na redução dos níveis de colesterol, triglicérides e pressão alta no sangue. Ocupar-se em cuidar de um cão ou gato faz com que o idoso tenha um trabalho diário que proporciona relaxamento e distração. Isso evita o tédio rotineiro, minimizando os riscos de ataques do coração e prevenindo outras doenças cardiovasculares.

Aumenta a produção da melatonina

Conhecida como hormônio do sono, a melatonina além de aumentar a qualidade do sono também diminui o estresse do indivíduo, contribuindo ao bom-humor.

E claro, não podemos esquecer da interatividade social

O envolvimento social é muito importante na terceira idade os exercícios físicos e esportes em grupo deixam as pessoas mais próximas, incentivando a interatividade social.

Antes de iniciar qualquer tipo de atividade física que tenha grande impacto é necessário consultar um médico

Para pessoas que por muito tempo foi sedentário, fazer uma avaliação médica é essencial. Pois o objetivo do check up é identificar condições já instaladas (como diabetes, hipertensão, colesterol alto), prevenir possíveis doenças, além de futuras lesões. Portanto, consulte seu médico antes de praticar qualquer exercício.

ENTRE EM CONTATO

Faça já sua cotação

O plano perfeito para o seu Bem Envelhecer! Sem coparticipação e estudo de redução de carência

Por favor, marque a caixa acima para continuar

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
WhatsApp