ATIVIDADE FÍSICA E SEUS BENEFÍCIOS PARA SAÚDE FÍSICA E MENTAL NA MELHOR IDADE.

Há diversos estudos comprovados que existe uma relação entre atividade física e saúde mental. Praticar exercícios regularmente beneficia não somente o corpo, mas também a mente. A saúde mental não se refere apenas a não existência de transtornos ou doenças mentais, mas também a capacidade de lidar com emoções e sentimentos.
Existem inúmeros benefícios praticar atividades físicas principalmente na melhor idade, alguns deles são:
Fortalece a memória
Estudos comprovam que idosos que praticam atividade física pelo menos três vezes por semana melhoram a velocidade e a coordenação motora, atenção e a memória. A atividade física faz com que a capacidade aeróbica aumente suas funções cognitivas colaborando com sistema cardiovascular e a circulação no cérebro, fazendo com que a pessoa fique com a memória mais ativa e seus reflexos mais apurados. Um estudo apresentado em 2019 pela American Psychological Association encontrou menos marcas associadas à doença em cérebros de pessoas idosas que faziam exercícios físicos. A proteína beta-amiloide, que fica na membrana gordurosa que envolve as células nervosas, costuma formar placas ao redor dos neurônios de pacientes com Alzheimer. Assim, a pesquisa sugeriu que a atividade física ter um impacto na formação dessas placas, fazendo com que retardada o Alzheimer.
Contribui no controle emocional
Os esportes contribuem a saúde física e mental pois está ligada a superação por conta de testes e desafios, os praticantes avançam a cada meta alcançada. Aqueles que praticam esportes conseguem estabelecer uma rotina, com dedicação e disciplina. Fazendo com que aprendam a lidar com frustações, superações, derrotas e até mesmo vitória. Sentimentos que fazem parte de nossas vidas em determinados momentos.
Ter um animal de estimação também auxilia na redução dos níveis de colesterol, triglicérides e pressão alta no sangue. Ocupar-se em cuidar de um cão ou gato faz com que o idoso tenha um trabalho diário que proporciona relaxamento e distração. Isso evita o tédio rotineiro, minimizando os riscos de ataques do coração e prevenindo outras doenças cardiovasculares.
Aumenta a produção da melatonina
Conhecida como hormônio do sono, a melatonina além de aumentar a qualidade do sono também diminui o estresse do indivíduo, contribuindo ao bom-humor.
E claro, não podemos esquecer da interatividade social
O envolvimento social é muito importante na terceira idade os exercícios físicos e esportes em grupo deixam as pessoas mais próximas, incentivando a interatividade social.
Antes de iniciar qualquer tipo de atividade física que tenha grande impacto é necessário consultar um médico
Para pessoas que por muito tempo foi sedentário, fazer uma avaliação médica é essencial. Pois o objetivo do check up é identificar condições já instaladas (como diabetes, hipertensão, colesterol alto), prevenir possíveis doenças, além de futuras lesões. Portanto, consulte seu médico antes de praticar qualquer exercício.
Artigos relacionados

Atividade Física e Seus Benefícios para Saúde Física e Mental na Melhor Idade
27/09/2024 • 6 min de leitura

Doenças Mais Comuns na Terceira Idade
27/09/2024 • 7 min de leitura

Saiba Sorrir para Desfrutar da Melhor Qualidade de Vida
27/09/2024 • 4 min de leitura